Menu fechado
revista-medicina-veterinaria-em-foco-Anestesia-uti-emergencia-volume-10

Vol. 10, nº 02- 2021

Periodicidade: Bimestral

Anestesia, UTI e Emergência em Foco - volume 10, nº 02- 2021 •Editorial

A Medicina Veterinária na pandemia
O que mudou no mundo por conta da pandemia? Tudo! Você vai me responder. E na Medicina Veterinária então? Pois é, muita coisa mudou, umas para o bem outras para o mal, mas as mudanças foram tantas, que até a Comissão de Animais de Companhia (Comac), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), lançou uma outra pesquisa no segmento pet e vet para sentir a temperatura de tais mudanças no perfil de tutores de animais de estimação. E essa pesquisa traz dados interessantes que gostaria de compartilhar com vocês. Uma delas, aponta que, felizmente, 66% dos tutores entrevistados procuraram mais e assistiram a mais lives relacionadas à saúde e ao bem-estar de seus pets. Eles tinham tiveram a preocupação de se informar se os pets poderiam ser afetados pela Covid-19, mostrando preocupação ao membro da família. Outro dado interessante, principalmente aos veterinários da área de felinos, é que 50% dos entrevistados que já tinham gatos de estimação disseram ter adotado ao menos um gato. Nos lares que já tinham ao menos um cão, esse aumento foi de 31 %. Já sobre os primeiros pets adquiridos na pandemia, 55% adquiriram só gatos, e 38% cães. Assim, podemos concluir que os felinos foram os pets que mais entraram na vida dos brasileiros nessa pandemia e, por isso, pode acelerar a penetração desse animal de estimação no país. Por fim, o otimismo dentro do segmento veterinário também é outro dado importante nessa pesquisa. Ela mostrou que há mais otimismo que pessimismo entre esses profissionais e que 29% dos veterinários que responderam à pesquisa, disseram que estão conseguindo recuperar a clientela pré-pandemia (principalmente no Norte e no Centro-Oeste do país). 19% afirmaram que falta pouco para restabelecer a clientela e 20 % dizem ainda sofrer as consequências da pandemia (principalmente no Sul). 11% disseram que nada mudou na pandemia (principalmente no Sudeste) e outros 18%, infelizmente, estão longe ainda de ter a mesma clientela de antes. Muitos outros dados estão disponíveis nessa pesquisa, que será assunto para muitas edições nas revistas da editora. Vale a pena dar uma checada nela na íntegra, caso ainda não tenha feito, pois é válido ter uma percepção dos caminhos que o mercado tem ido nessa fase tão particular que estamos vivendo.

Samia Malas
Jornalista responsável

Confira nesta edição:

Capa

Anestesia Regional: Bloqueios guiados por ultrassonografia em videocirurgias - o futuro é agora!

A dor não é apenas um evento desagradável, ela envolve complexas reações fisiológicas, com diferentes ativações de cascatas do sistema autonômico que podem desencadear imunossupressão, diminuição da perfusão tecidual, aumento do consumo de oxigênio, alteração do padrão respiratório, liberação de catecolaminas levando a um estado de catabolismo e diminuição da ingestão hídrica e alimentar.

Planejamento

Na crise, desarme-se

Ser mais flexível nesse momento de crise é essencial

A Revista Anestesia, UTI e Emergência Veterinária em Foco é um periódico on-line de periodicidade bimestral que objetiva divulgar material científico na especialidade de Anestesia, UTI e Emergência em animais. O seu conteúdo aborda os diversos temas inerentes à especialidade, com conteúdo selecionado e gerenciado por profissionais da área, visando a publicação de informações que contribuam para divulgação inovações na área e promover educação continuada dos leitores. Após a avaliação dos revisores científicos, poderão ser aceitos para publicação trabalhos de pesquisa, relatos de casos e revisões de literatura na área. Acreditamos que este periódico possa ser uma ferramenta importante para o crescimento da especialidade, disponibilizando constantes atualizações para nossos leitores.
 

Diretora: Natália Miranda
Jornalista responsável: Samia Malas – MTB: 46.656
REDAÇÃO:  Samia Malas (redacao.editora@gmail.com)
ARTE: Nayana Figueiredo
DEPARTAMENTO FINANCEIRO: Suzana Oliveira Morgado
COMERCIAL: Mayse Lenny: (19) 9 8187-2001 – mayse.topco@gmail.com
Luciana de Moraes (19) 98101-5315 – comercial@revistapetcenter.com.br
Thamires Viera –  19 98360-0517  – anuncie.editora47@gmail.com

CENTRAL DE ASSINANTES
Se você possui alguma dúvida, quer comunicar mudança de endereço, renovar assinatura ou comprar algum exemplar avulso, entre em contato com a nossa Central de Assinaturas. Se você ainda não é assinante da revista Medicina Veterinária em Foco, não perca a oportunidade! Novas assinaturas e atendimento ao assinante: Fone: (19) 3236-4622 www.medicinaveterinariaemfoco.com.br •contato@medicinaveterinariaemfoco.com.br

O material publicado é de inteira responsabilidade do autor. O conhecimento e a experiência do profissional são fatores determinantes para o bom resultado na prescrição de qualquer conduta clínico-cirúrgica. Não podemos ser responsabilizados pelo abuso ou má aplicação do conhecimento compartilhado nessa revista. É proibida a reprodução dos conteúdos sem autorização do veículo e do autor. Os conteúdos dos anúncios publicados nesta revista são de inteira responsabilidade das empresas que os publicam.

A revista Medicina Veterinário em foco é uma publicação da Editora Top.Co. Allahil Bolivar Vianna Neto-ME – CNPJ: 03.924.346/0001-74 Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, 964 – sala 12 – Sousas – 13105-000 Campinas – SP – Fone: (19) 3236-4622

Periodicidade: Mensal
Idioma: Português Brasil
ISSN: 2675-6498

Envio de artigos:

Nossa equipe editorial está aberta para receber artigos. Caso você deseje enviar um artigo científico, um relato de casos ou outras modalidades de conteúdo, clique no botão abaixo e confira algumas normas para que o conteúdo fornecido em nossa revista tenha a qualidade e credibilidade que vocês leitores desejam. Para isso nossa equipe se divide em equipe editorial e comitê técnico, que avalia e contribui para a qualidade do conteúdo aqui publicado.